Morre um dos pioneiros da boa gastronomia em Ilhéus, Kenichi Fukino

Kenichi Fukino
Facebook

Ilhéus perdeu hoje um dos mais influentes nomes da gastronomia local nos últimos 35 anos: Kenichi Fukino, dono do restaurante Tókyio. os 69 anos, Kenichi lutava contra um câncer. Ativo nas redes sociais, ele contou aos amigos todos os momentos do seu tratamento, sempre demonstrando muita esperança na cura.

Manteve o bom humor nos momentos de maior dificuldade. Escreveu: "No tratamento o médico fazendo aquelas perguntas. Senhor fuma muito eu respondi não doutor um de cada vez mas acendo 50 cigarros por dia. Há 54 anos. Aí a enfermeira me perguntou senhor está bem. Eu respondi se eu estivesse bem estaria em casa não na UTI. Mas tirando brincadeira podem ficar tranquilos que vou sair dessa Muita Fé em Deus. Estou bem", escreveu.

Logo que soube da sua morte, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, emitiu nota de pesar. "Fukino foi um dos primeiros empresários a investir no ramo da gastronomia oriental, com o famoso Restaurante Tokyo e vinha lutando há alguns anos contra um câncer. Além de manter tradições da culinária japonesa, criou e acompanhou os grandes centros de gastronomia na implantação de receitas e modelos de pratos e combinações. Aos familiares e amigos, meus sentimentos", destacou.

Também nas redes sociais, manifestações de amigos. "O Restaurante Tókio da Avenida 2 de Julho foi um marco na gastronomia de Ilhéus", destacou Fátima Moraes. O restaurante também funcionou durante muitos anos no Pontal.